Publicado em:sexta-feira, 1 de abril de 2016
Postado por Unknown
Professores de Alcântara protestam por melhores salários na BR-106
Professores querem a reforma da escola municipal e reajuste salarial. Greve começou no dia 14 de março e não tem previsão de terminar.
Por Globo
Um grupo de professores municipais de Alcântara, a 18 Km de São Luís, fechou a BR-106 na manhã desta quinta-feira (31) para protestar por melhores condições das escolas e de salários. Eles estão em greve desde o dia 14 de março e não há previsão de terminar. A prefeitura disse que está cumprindo as negociações feitas com o Ministério Público (MP-MA).
Cerca de cinco mil alunos estão sendo prejudicados pela paralisação dos professores municipais. Em Alcântara, as aulas do ano letivo de 2016 ainda não começaram. A professora de geografia Marcelina Silva explicou que o motivo da greve é pela reforma da escola municipal Inácio Viveiros Raposo, a única da sede de Alcântara, e por melhores salários.
“A escola Inácio Viveiros Raposo é a única da sede do município e está desativada. Mais de 500 alunos estão fora das salas de aula”, disse a professora. Além disso, Marcelina Silva disse que a atual gestão de fechar outras 32 escolas da zona rural de Alcântara.
“O município tem cerca de cinco mil alunos. Se hoje temos mil estudantes tendo aula regularmente é muito”, indignou-se a professora.
Segundo a professora, após o fechamento da escola Inácio Viveiros Raposo para a reforma, a prefeitura alugou outro imóvel para realojar os alunos. Porém, as condições do local são péssimas.
O prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT-MA), disse a previsão para a entrega da escola Inácio Viveiros Raposo é no dia 22 de abril.
Araken falou também sobre o imóvel alugado para servir de escola. “Tem o lugar. Se não está tendo aula é porque os professores estão em greve. Mas, num país democrático todos tem o direito a greve”, disse.
O G1 procurou a o Ministério Público (MP-MA) para saber qual foi a negociação feita com a Prefeitura de Alcântara, mas ainda não obteve retorno.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+