Publicado em:quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Postado por Unknown
Turista vê esgoto lançado no praia e diz que não quer voltar pro MA
Por iDifusora
Na Avenida Litorânea, um dos maiores cartões postais da capital maranhense, uma mancha escura na areia denuncia o perigo. Uma grande quantidade de esgoto foi despejada no mar, contaminando a água e a areia. A imagem do esgoto na praia circulou em várias redes sociais nesta terça-feira (11).
Durante a tarde, com a maré alta, a mancha preta foi empurrada para mais próximo do rio calhau. Segundo a Caema, o problema foi causado por uma pane no equipamento da elevatória de esgoto no Cohajap ocasionando extravasamento de esgoto para um afluente do Rio Calhau. O problema já teria sido revolvido por técnicos da companhia.
“Pensar em voltar pra cá, eu não. Gastar um dinheiro pra vir pra cá, pra não conseguir nem nadar no mar por que a água é podre. Não compensa, né?”, concluiu o turista de São Paulo, Kalel Ramos.
De acordo com o doutor em saneamento básico, Lúcio Macedo, o problema não é recente e compromete a balneabilidade de mais da metade da orla da capital. Ao todo, são outros 12 pontos de despejo de esgoto no mar.
“É a contribuição de esgotos com a mistura, principalmente, de resíduos sólidos. O nosso lixo. E resulta no processo de decomposição que, nesta época do ano, nós temos um estirão de praia maior em termos de areia; e ondas menores. Então, as marés elas não avançam tanto e fica muito exposto esse problema. Faltam estudos, empenho e projetos que venham a resolver, fazer face a essas questões. Para que esse problema não ocorra e manche efetivamente com essa situação tão ‘calamitante’ a imagem da cidade de São Luís, principalmente o que ela tem de mais bonito, que é a sua faixa litorânea”, alertou o doutor em saneamento básico, Lúcio Macedo.
Segundo o Portal da Transparência, a despesa do Governo com a Caema, entre os dias 1° de janeiro de 2015 a 1° de agosto, gerou pagamentos de ordem superior a R$ 22 milhões de reais.
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o local citado na reportagem é onde desemboca o Rio Calhau, que vai receber obras de recuperação total, com a retirada de todos os pontos de lançamento de esgoto. Garantiu também que técnicos dos setores de manutenção da rede de esgoto e de meio ambiente estiveram no local para verificar o problema. Disse que o problema já foi corrigido e o bombeamento da elevatória normalizado.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+