Publicado em:quarta-feira, 1 de julho de 2015
Postado por Unknown

Operação da polícia civil apreende máquina de clonagem de placas em Timon

Por 

A Polícia Civil do Piauí divulgou em coletiva nesta terça-feira (30) o resultado da operação Adulteração que prendeu até o meio-dia onze pessoas sob suspeita de envolvimento em uma rede criminosa que alterava veículos e falsificava documentos no Piauí, Maranhão, Pará e Minas Gerais. Também foram apreendidos doze veículos. Ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão e mais três pessoas presas em flagrante, sendo sete em Teresina, duas em Parnaíba e duas em Timon. A investigação iniciou há mais de um ano.

Durante coletiva, realizada na sede no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), a Polícia Civil informou que está investigando se a quadrilha teria envolvimento com o roubo de mais de mil documentos do posto do Detran, localizado na região do Grande Dirceu, no ano passado. À época foram levadas Certidões de Registro de Veículo e Licenciamento (CRVL) e Certidões de Registro de Veículos (CRV) que estavam nas impressoras da unidade. A quadrilha estaria utilizando estes formulários originais com dados falsos.

Um dos onze veículos apreendidos havia sido roubado do filho do ex-vereador Olésio Coutinho em Teresina há cerca de dois meses e estava com placa falsa de São Luís (MA). Da mesma forma, existem carros originários do Piauí que estão com placas como do Distrito Federal e do Ceará. Todos os automóveis estão avaliados em mais de R$ 100 mil. O carro mais luxuoso foi encontrado em Brasília.

O secretário de segurança, Fábio Abreu, disse que as onze pessoas presas vão responder por falsificação de documento público, adulteração de veículos, furto e roubo e receptação.

“A maioria dos carros encontrados é oriunda do maranhão, do Pará e também do Piauí. Provavelmente foram furtados ou roubados”, disse o secretário.

O delegado Michel Sampaio, titular do 3º DP de Timon, informou que a máquina que confeccionava placas falsas foi encontrada em um sítio naquela cidade, onde também foram localizadas mais de 200 cédulas originais de documentos do Detran.

Segundo o delegado geral, Riedel Batista, “a quadrilha era altamente qualificada, agia em várias frentes. Uma delas era no roubo e furto dos veículos, outra na adulteração do chassis, outra na falsificação das cédulas de documentos originais do Detran, ‘esquentando a documentação’. Outro braço adulterava a placa com a máquina em Timon”.

A máquina, segundo a polícia, funcionava como uma prensa e não era cara.

Riedel explica que os carros foram roubados no Piauí, Maranhão e Pará. Há suspeitas de roubos em Minas Gerais, mas ainda não foram confirmados. Após serem alterados os veículos chegavam a ser vendidos no próprio estado de origem. O delegado acrescenta que a investigação continua e terá desdobramentos com a possibilidade de mais prisões e apreensões. Segundo ele, ainda não se pode determinar o perfil dos presos, se são empresários ou viviam apenas do dinheiro do crime.

A polícia diz ainda que foram encontradas munições em poder dos suspeitos, o que pode indicar que eles tenham participação em roubos à mão armada.

Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+

Postado por Unknown às 14:35. Arquivado em

,

0 comentários for "Operação da polícia civil apreende máquina de clonagem de placas em Timon"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares