Publicado em:sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Postado por Unknown
Deputados repercutem retorno de José Sarney à presidência
Na tribuna, os parlamentares enalteceram a trajetória política do maranhense.
O primeiro que tratou do assunto foi o deputado Stênio Rezende (PMDB), ao afirmar que a posse de Sarney significou que um maranhense, pela segunda vez, chegou à Presidência da República. “Na história deste país somente dois líderes tiveram a oportunidade de chegar à Presidência da República por duas vezes e principalmente depois de um longo tempo afastado da Presidência: Getúlio Vargas, em 1930, e, posteriormente, na década de 50; e o presidente José Sarney, maranhense mais ilustre que tanto tem honrado este Estado, este país, ao longo de sua vida pública, com serviços prestados não só ao Maranhão, não só ao Amapá, mas em todo o país”, afirmou.
Em seguida foi o deputado Magno Bacelar (PV) que falou sobre o assunto, na mesma linha, destacando a figura do senador José Sarney. O parlamentar disse que estava alegre, “sabendo que, neste período, o nosso país está sendo governado por um maranhense que já ocupou o Planalto, no período mais difícil da história deste país, período da transição do regime ditatorial para uma democracia plena com esta que estamos vivendo”.
Magno Bacelar garantiu que, como presidente, Sarney deixou de legado combate à inflação galopante, menor desemprego, Plano Cruzado, o Sistema Único de Saúde (SUS), a universalização da saúde beneficiando os pobres, a casa própria, seguro desemprego e vale transporte.
Em seguida, falou o deputado Hélio Soares (PP). Ele afirmou que o Maranhão deixou sua marca na história do Brasil, principalmente no processo que conduziu e que solidificou a atual democracia. Ele citou que o presidente Sarney é o segundo maranhense a assumir a Presidência da República. O primeiro foi o advogado, escritor e político maranhense, de prestígio nacional, o coronel Antônio Brâncio de Araújo, que nasceu em Guimarães e assumiu a Presidência da República durante o governo Venceslau Brás Pereira Gomes, que foi o 10º presidente brasileiro, e ocupou o cargo nos meses de setembro e outubro, durante o impedimento do titular em 1917.
Lembrou também que, além dos programas citados pelo colega Bacelar, Sarney, como presidente, criou ainda políticas sociais voltadas para os direitos da mulher, a reforma agrária, a previdência no campo, o seguro desemprego e o Programa do Leite.
Outro que parabenizou o senador Sarney foi o deputado Fábio Braga (PMDB). “É um marco para os políticos do Maranhão, é um marco para os políticos no país e, acima de tudo, mostra que o presidente, em toda a sua vida longínqua na política, mostrou-se uma pessoa que teve o mais longo prazo de mandato e também chegar pela segunda vez à Presidência do nosso país”, garantiu.