Publicado em:segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Postado por Unknown

Prédio padece em estado de abandono

A sujeira e a destruição tomaram conta do local.

Por 

Lixo e muito mato acumulado. Estrutura depredada por vândalos. Um local transformado em depósito de veículos, inclusive de ambulâncias paradas por falta de manutenção. O abandono dá espaço para moradores de rua se alojarem e ladrões se esconderem. O cenário descrito é apenas o que podemos ver pelo lado de fora da grade do antigo Prédio da Vigilância Sanitária de São Luís, mas mostra o tamanho do descaso no local.
Localizado na Av. dos Franceses, no bairro Alemanha, o prédio, segundo relato de moradores, foi desativado e transferido para a Central de Marcação de Consultas e Exames Auditoria (CEMARC), após o desabamento do teto.

Foto: Ana Beatriz / Imirante.com

Na página do site da Prefeitura de São Luís, há uma descrição sobre os serviços prestados pela Vigilância Sanitária. A página afirma que o órgão “Está relacionado ao conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”.
Mas, desde que o prédio deixou de ser utilizado pela prefeitura, a sujeira e a destruição tomaram conta do local, oferecendo risco a saúde e segurança da população. Vidros, tijolos, telhados, pedaços de madeira e muito lixo são observados na área onde seria a antiga entrada do órgão. O estacionamento agora serve como ferro-velho para veículos da prefeitura.

Foto: Ana Beatriz / Imirante.com


Foto: Ana Beatriz / Imirante.com

“As peças dos carros foram levadas pelos marginais. Tudo que dava pra vender, que estava dentro do prédio, eles pegaram. Quando era o antigo prefeito isso aí ainda funcionava, mas esse atual deixou tudo abandonado. Esses carros ainda funcionam, servem para ir a leilão, mas eles preferem deixar ao léu”, relatou o borracheiro Américo Mendes, que trabalha próximo ao local.

Foto: Ana Beatriz / Imirante.com


Foto: Ana Beatriz / Imirante.com

É possível observar dentro do imóvel, diversas estantes com arquivos e documentos que foram deixados pelos responsáveis do local. A dona de casa Olgarina dos Santos, mora em frente ao prédio e afirma que constantemente acontecem assaltos nessa região. “Há mais de um ano que esse lugar está assim. Tem até um vigia no local, mas, às vezes, ele sai e não volta. O pessoal invade, quebra as coisas, rouba tudo o que tem dentro e ainda comete assalto”, declarou.

Foto: Ana Beatriz / Imirante.com

Esclarecimento
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou ao Imirante.com que o prédio citado na reportagem será desativado nas próximas semanas.
Leia a nota na integra:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o prédio localizado na Alemanha será desativado totalmente nas próximas semanas, já que o setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município, que ainda funcionava no referido prédio, será encaminhado para outro local. A Semus esclarece, ainda, que estão sendo elaborados projetos para reaproveitamento do referido prédio e dos veículos que constam no pátio do lugar.”
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+

Postado por Unknown às 10:39. Arquivado em

,

0 comentários for "Prédio padece em estado de abandono"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares