Publicado em:quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Postado por Unknown
Sampaio perderá pontos na Copa Cidade de São Luís
Tricolor não enfrentará o Balsas e corre risco de ser eliminado do torneio.
Reprodução/TV Mirante
undefined
Realmente, está difícil de realizar os jogos da Copa Cidade de São Luís. A competição, promovida pela Federação Maranhense de Futebol (FMF), já foi paralisada por dezesseis dias em razão da participação do Sampaio no Campeonato Brasileiro da Série C, já teve jogo adiado por falta de policiamento e já sofreu inúmeras mudanças em sua tabela original. Agora, é a vez do Sampaio ser punido com a perda de pontos. O motivo? A equipe tricolor se negou a enfrentar o Balsas nesta quinta-feira (21) e não colocará os pés no gramado do Estádio Cazuza Ribeiro, no interior do Estado.
A FMF tomou conhecimento da decisão tricolor nessa terça-feira (19), quando recebeu solicitação da diretoria do clube para modificar a data da partida contra o Balsas por causa da primeira partida da final do Campeonato Brasileiro da Série C, marcado para domingo (24), em São Luís. Desta vez, a FMF negou o pedido e garantiu que o Sampaio perderá pontos no segundo turno da Copa Cidade de São Luís.
“A federação chegou a protelar a tabela da Copa Cidade de São Luís em dezesseis dias em função da participação do Sampaio no evento promovido pela CBF (Série C). Não há mais como protelar a tabela porque, senão, vamos invadir 2014 e não tem como atender essa solicitação. O campeonato, se não mexermos em nada e não vamos mexer, deve terminar dia 19 ou 21 de dezembro. Uma mexida qualquer na tabela, você altera a tabela como um todo. Fazendo isso, vamos invadir 2014, e isso não é bom”, disse o diretor de Competições da FMF, Antônio Henrique, em entrevista ao Bom Dia Mirante.
Antônio Henrique completou. “O Sampaio deve perder os pontos. O procedimento da federação é simples. Ele perde os três pontos em função da súmula do jogo, que deve ser feita pelo árbitro. E essa súmula deve ser encaminhada para o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) que toma as providências legais sobre isso”.
Em declaração publicada no site oficial do Sampaio, o técnico Flávio Araújo comemorou a decisão da diretoria em não viajar para enfrentar o Balsas nesta quinta-feira. “O jogo não era para ter sido marcado, pois a própria FMF deveria ser a primeira a ter o cuidado de não prejudicar o Sampaio, véspera de decidir um Brasileiro. Perderíamos quarta, quinta e sexta, três dias de treinos, haja vista que ficaríamos com apenas doze atletas em São Luís. Isso causaria um prejuízo irrecuperável à preparação da equipe”, disse.
Punições
Campeão do primeiro turno da Copa Cidade de São Luís na última sexta-feira (15), o Sampaio já estreou no returno da competição na segunda-feira (18) passada vencendo o Imperatriz por 5 a 1. Em virtude disso, o time tricolor está tranquilo na competição e pode se dar ao luxo de não ir a Balsas, uma vez que já está garantido na final do torneio independentemente do que venha fazer neste segundo turno.
No entanto, o episódio do W.O. do Sampaio pode não ficar apenas na perda de pontos. A súmula da partida desta quinta-feira será encaminhada ao TJD que deverá julgar o caso. De acordo com o Art. 19. do Regulamento Específico da Copa Cidade de São Luís, a equipe que não comparecer ao jogo deverá “justificar sua ausência, com razões e fundamentos concisos, dirigidos por escrito à DCO da FMF, sob pena de ser eliminada da competição”.
Ainda segundo o regulamento, “depois de iniciada a Copa Cidade, caso algum clube abandone a competição ou sofra eliminação com base neste artigo, por ordem judicial ou ato administrativo, o resultado dos jogos já disputados serão mantidos, e dos jogos ainda não disputados no turno ou fase em que ocorrer o abandono ou eliminação, serão considerados 1 a 0 em favor dos adversários”.
Vale destacar que o Sampaio ainda fará dois jogos pela fase de classificação do returno da Copa Cidade de São Luís. Na próxima quarta-feira (27), antes da decisão do título da Série C contra o Santa Cruz (PE) em Recife (PE) marcada para o dia 1º de dezembro, o Sampaio tem jogo marcado com o Maranhão Atlético. E, no dia 5 de dezembro, tem o Superclássico diante do Moto Club. As duas partidas no Estádio Nhozinho Santos.