Publicado em:sábado, 22 de junho de 2013
Postado por Unknown
Manifestação foi marcada pela paz em São Luís
No fim da manifestação grupos seguiram com protesto para outros pontos da cidade.
A manifestação “Acorda Maranhão” que aconteceu na tarde deste sábado (22), teve início por volta das 14h com a concentração nas Praças Maria Aragão e Gonçalves Dias. De acordo com dados da polícia militar havia mais de 5 mil pessoas na passeata, mas a organização do movimento informou que havia mais de 17 mil.
Os manifestantes seguiram pela Avenida Beira-Mar, rumo às ruas do Centro de São Luís e pararam na Praça Dom Pedro II por volta das 16h30. Durante todo o percurso eles exibiam faixas, cartazes e bandeiras com frases de protesto, e mesmo com a chuva que caiu o protesto seguiu conforme o que havia sido programado. Em seguida a manifestação foi rumo à ponte do São Francisco e a multidão se dispersou.
Não houve confronto e nem atos de vandalismo até as 17h30. Mas após o término do movimento pequenos grupos se dividiram e alguns seguiram para a Assembleia Legislativa, outros voltaram para o Palácio dos Leões e outro grupo foi para a Avenida Ana Jansen.
Na Avenida Ana Jansen, próximo à rotatória do São Francisco eles pararam fizeram um protesto na porta da TV Mirante, houve confronto com a polícia e quebraram uma das portas do Banco do Brasil que estava sem tapume. A polícia revistou algumas pessoas, encontrou um chuço com um rapaz, houve um pequeno confronto entre a polícia e alguns manifestantes que atiraram pedras, mas logo o tumulto foi desfeito.
Ainda de acordo com a polícia, sete pessoas que estavam quebrando o Banco Bradesco, próximo a ponte do São Francisco, foram identificadas e conduzidas para a delegacia.
As 19h pequenos grupos ainda estavam concentrados na porta da Assembleia Legistaliva e Palácio dos Leões.