Publicado em:terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Postado por Unknown
Apresentada quadrilha presa com 50kg de droga
A quadrilha acusada de tráfico de drogas, e presa na noite da última sexta-feira (1º), em São Luís, por uma operação da policia Civil, será apresenta nesta segunda-feira (4), às 14 horas na Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O grupo era liderado por uma mulher, Teresinha de Jesus Oliveira Mandu, e com eles foram apreendidos 50kg de pasta base de cocaína, oriunda do estado do Mato Grosso.
A quadrilha interestadual atuava no Maranhão, Pará, Piauí, Goiás e Mato Grosso.
O grupo, composto por um maranhense, dois mato-grossenses, um paranaense e um paulista, teria ramificações, de acordo com a polícia, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Goiás e Mato Grosso. A droga saiu da cidade de São José de Quatro Marcos, em Mato Grosso. O início da operação aconteceu após dois meses de investigações.
A pasta-base iria ser manipulada e transformada em crack. Segundo ele, 1 quilo do entorpecente, depois de pulverizado, não é vendido nas bocas de fumo por um valor menor que R$ 10 mil.
Nas investigações, a polícia descobriu que os três salões de beleza dos quais ela era proprietária, sendo um no Maranhão e dois no Pará, além de outros dois estabelecimentos comerciais (em Santa Helena, no Maranhão, e no Pará), serviam para esconder a venda das drogas. Além dela, estão detidos, Eliseu Viera de Lima, 47 anos, natural de Portos dos Gauchos (MT); Rosildo Ferreira, conhecido como “Roni”, natural de Ouro Verde do Oeste (Paraná), 37 anos, que já havia sido condenado há 12 anos e 10 meses e tinha fugido do presídio em Teresina, no Piauíe foi detido no ano passado; Kleuton Barbosa da Costa, 27 anos, de Buriti (MA), com quem “Terezinha” mantinha um relacionamento amoroso; e Alexandre Rubens Barbosa Marques, conhecido como “Piriquito”, natural de Aparecida do Oeste (São Paulo).
A policia vinha monitorando a quadrilha com apoio da justiça de Ministério Público em Maracaçumé.
A quadrilha começou a ser investigada a partir do assassinato ocorrido ano passado, que teve como vitima o traficante conhecido como “Cleutinho”,filho de Teresinha apontada como líder da quadrilha, e aponta como herdeira dos negócios ilícitos do filho. Ele comandava o tráfico de drogas nas regiões de Maracaçumé e Governador Nunes Freire.
Após a morte do filho, Teresinha decidiu morar em São Luís, com restante da família, e da capital comandava o tráfico de drogas. De acordo com a polícia, Teresinha é proprietária de vários salões de beleza de “fachada”, para despistar a polícia do seu verdadeiro negócio.