Publicado em:domingo, 22 de novembro de 2015
Postado por Unknown

'Fiquei com medo de morrer', diz vítima de abordagem da PM no MA

Vítima diz que ela e colegas, um deles baleado, não puderam se defender. PM alega que policiais só atiraram depois de serem recebidos por tiros.

Por 

Beatriz observando os colegas feridos após abordagem da PM na MA-201 (Foto: Arquivo pessoal / Beatriz Novaes)Beatriz observando os colegas feridos após abordagem da PM na MA-201 (Foto: Arquivo pessoal)
A estudante universitária Beatriz Novaes, de 18 anos, que estava em um carro que capotou na rodovia MA-201 (Estrada de Ribamar) após ser atingido por vários disparos efetuados pela Polícia Militar, na noite de quarta-feira (18), negou que ela e os amigos de faculdade, André Costa e Roberto Allan Fajardo (cabo da PM), baleado nas pernas durante ação, estivessem armados e tivessem atirado contra os policiais do Grupo de Serviço Avançado (GSA).

Segundo Beatriz, cerca de uma hora depois, os policiais do GSA confirmaram a identidade de Fajardo e o encaminharam para o Hospital do Servidor, na Cidade Operária. Os dois estudantes foram conduzidos para o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2) e de lá levados para a delegacia da Cidade Operária para prestar esclarecimentos.

Vários tiros foram disparados pela PM contra o carro dos universitários   (Foto: Arquivo pessoal / Beatriz Novaes)Vários tiros foram disparados pela PM contra o carro dos universitários (Foto: Arquivo pessoal / Beatriz Novaes)
“Eles alegaram que só atiraram porque nós disparamos primeiro, o que não é verdade. No carro em que estávamos não tinha nenhuma arma de fogo, pois a arma do policial (Roberto Fajardo) estava em Viana, onde trabalha nos fins de semana. Apenas o coldre estava dentro do carro”, afirmou Beatriz ao G1.
O estado de saúde do cabo Fajardo não foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ele continua internado no Hospital do Servidor.
Perseguição
A estudante disse que estavam voltando da faculdade, quando perceberam que estavam sendo seguidos por um carro preto. O veículo possuía vidros fumês e não possuía qualquer tipo de identificação, segundo relatou a estudante.

“Quando o carro veio em alta velocidade para alcançar o nosso carro, por instinto, seguimos em direção da Avenida 1 (Maiobão), pois até então imaginávamos que fossem bandidos e em momento algum houve identificação por parte dos policiais. Eles (PMs) atiraram e no decorrer do caminho o desespero tomou conta. Todos estavam deitados no assoalho do carro”, disse.

A intenção dos estudantes era chegar até a Estrada de Ribamar, onde costuma ter viaturas da Polícia Rodoviária Militar. Como não encontraram qualquer socorro, aceleraram em direção ao bairro Forquilha até que um dos tiros acertou o pneu do veículo, que capotou.

Medo e desespero
Após o capotamento, o veículo preto parou e de lá desceram quatro homens e se aproximaram do carro onde os estudantes estavam. Para Beatriz aqueles seriam seus últimos momentos.

“O desespero tomou conta quando vi o carro capotar logo após os tiros. Fiquei com muito medo de morrer, principalmente quando eles gritaram me mandando sair (do carro) se não iam atirar. Foi a situação mais difícil que eu passei na vida”, afirmou.

Fajardo (cabo da PM) saiu do veículo pela janela da frente e ao perceber que se tratava de policiais cruzou as mãos atrás da cabeça e se identificou como policial, mas mesmo assim os homens do GSA (serviço velado da PM) teriam atirado, segundo relatou Beatriz.

“Atiraram nas duas pernas dele a queima roupa. Fajardo caiu e começou a implorar pela vida dele, dizendo que não havíamos feito nada, e gritando de dor. André saiu se rendendo e eu fiquei por último, pois estava no banco traseiro. Depois eles ficaram apontando arma para gente, nos ofenderam, enquanto estávamos deitados em meio a destroços”, explicou.

Versão da PM
Em nota enviada ao G1 na quinta-feira (19), a PM disse que a equipe do Serviço de Inteligência deu ordem de parada o que teria sido desobedecido pelos ocupantes. Afirmou ainda que desconhece a informação de que os policiais militares tenham efetuado disparos a queima roupa nos ocupantes do veículo e que os tiros efetuados foram para forçar a parada do carro.

Vítimas sentadas no chão aguardando atendimento médico (Foto: G1 MA)Vítimas sentadas no chão aguardando atendimento médico (Foto: G1 MA)
Na ocasião, o comandante da Companhia de Policiamento Metropolitano (CPM2) da PM, coronel Vieira Aquino, disse que o cabo não atendeu a ordem de parada feita e ainda teria efetuado disparos, o que ocasionou a reação dos policiais e o capotamento do veículo onde estavam o cabo Roberto Allan e os estudantes André e Beatriz.

Sem resposta
G1 entrou em contato, por e-mail, com o governo do Maranhão para saber se haverá a apuração da conduta dos policiais do GSA; se foi confirmado que o cabo Faljardo efetuou disparos contra a guarnição; se houve perícia técnica no local; e se os policiais envolvidos no caso foram afastados.

Os questionamentos foram feitos na noite de sexta-feira (20), mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.

Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+

Postado por Unknown às 10:50. Arquivado em

,

0 comentários for "'Fiquei com medo de morrer', diz vítima de abordagem da PM no MA"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares