Publicado em:sábado, 20 de junho de 2015
Postado por Unknown

Quatro índios foram vítimas de atentados no MA em 2014

Por 

O número de índios assassinados no Brasil voltou a crescer no ano passado. Foi o que constatou uma pesquisa feita pelo Conselho Indigenista Missionário, divulgada nesta sexta-feira (19). No Maranhão dois índios morreram.

Houve destaque também para o assassinato de uma adolescente do povo Ka’apor, no Pará. Assassinada de forma cruel, depois de ter sido estuprada, ela teve o corpo perfurado com várias facadas. Segundo o relatório do Cimi, nenhuma providência foi tomada pelas autoridades. A jovem morava em uma aldeia no município de Centro Novo do Maranhão. Entre as 31 tentativas de homicídio, duas ocorreram no Estado. As vítimas também eram do povo Ka’apor e moravam no município de Zé Doca.

A violência e as violações contra os povos indígenas se expressam também no aumento do número de casos de suicídios, mortes por desassistência à saúde, mortalidade na infância, invasões e exploração ilegal de recursos naturais e de omissão e morosidade na regularização de terras. Segundo as informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena, 135 índios se suicidaram no ao passado. É o pior resultado registrado pelo Cimi em quase 30 anos.

Segundo o Cimi, o dado mais chocante diz respeito à morte, por diversas causas, de 785 crianças de até 5 anos – número superior ao de 2013, quando foram registrados 693 casos em todo o país. O mais alto índice de mortalidade infantil foi registrado entre os xavantes, de Mato Grosso. Nesse grupo, a taxa de mortalidade chegou a 141,64 a cada grupo de mil pessoas.

Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+

Postado por Unknown às 08:44. Arquivado em

,

0 comentários for "Quatro índios foram vítimas de atentados no MA em 2014"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares