Publicado em:domingo, 27 de julho de 2014
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Mobilidade urbana: viadutos precários e insuficientes

Manutenção das pontes e viadutos de SL deixa a desejar, afirma engenheiro.

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Ponte Governador Newton Bello, no bairro do Ipase. Foto: Divulgação.
Um dos maiores problemas enfrentados pela população de São Luís é a mobilidade urbana. O tráfego é complicado na maioria das avenidas da cidade, mesmo nos horários que não são de pico. E apesar de ter viadutos e pontes, que ajudam a desafogar o trânsito, a situação do tráfego na capital só piora a cada dia.
Além de não serem suficientes para suprir o fluxo de veículos, os viadutos e as pontes de São Luís enfrentam problemas estruturais causados pela falta de manutenção adequada. O Imirante.com percorreu a cidade e constatou as péssimas condições estruturais dos cinco viadutos mais antigos da capital.
Viaduto do Trabalhador na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
Viaduto do Café na Avenida dos Franceses. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
Viaduto da Cohama. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
Elevado Alcione Nazaré. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
Imirante.com constatou, também, as péssimas condições estruturais das principais pontes da cidade.
A Ponte José Sarney, no São Francisco tem ferros expostos, infiltrações, entre outros problemas de infraestrutura. Foto: Jonas Sakamoto /Imirante.com
A Ponte Bandeira Tribuzzi, também, está em situação caótica. Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.com
A Ponte Governador Newton Bello, no bairro do Ipase, tem muitas infiltrações e rachaduras. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
Segundo o engenheiro civil e assessor-técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Antônio Xavier, a manutenção das pontes e viadutos de São Luís deixa um pouco a desejar.
“Nós temos feito muitas vistorias em pontes e viadutos e vemos muitos problemas nas juntas de dilatação, ferros expostos, trincas no asfalto, drenagem, sinalização, iluminação. A gente percebe a carência de manutenção”, explica o técnico.
Assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Antônio Xavier. Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.com



























O engenheiro alerta que o tempo ideal para reparos nessas obras é de uma vez por ano. Sendo necessário analisar as juntas de dilatação, drenagem pluvial, sinalização, vendo se há ferragens expostas e se tem ataque de cloretos. “Tem que ter um plano de manutenção para manter essas obras de arte em bom nível de desempenho”, defende Antônio Xavier.
Além dos problemas de manutenção que comprometem a estrutura dessas obras, o engenheiro aponta que, os viadutos existentes em São Luís não são suficientes para suprir a demanda do trânsito da cidade.
“É visível que São Luís precisa de mais viadutos. Na minha opinião, o poder público deveria analisar a possibilidade de fazer viadutos em áreas como na rotatória da PM, que sempre tem engarrafamento. No retorno da Forquilha e no Marco Zero próximo ao aeroporto. São áreas onde sempre há concentração de veículos o que causa engarrafamentos”, analisa.
O poder público estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), é quem determina que seja construído um viaduto dependendo da necessidade e da demanda viária da região. A Sinfra analisa o local e faz o projeto, que deve ser devidamente registrado no Crea-MA, o qual dá o registro da obra e concede uma legitimação técnica.
Imirante.com entrou em contado com a Sinfra pedindo o histórico dos viadutos da cidade, como data de inauguração e localidade. Além disso, pediu informações sobre possíveis construções de outros viadutos para melhorar a mobilidade urbana da capital. Mas, até o fechamento desta matéria, a Secretaria não deu as informações.
O portal entrou em contato, também, com a Prefeitura de São Luís, que é responsável pela manutenção dessas obras, perguntado a data da última reforma/reparo dos viadutos e pontes da cidade, mas não obtivemos resposta.
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