Publicado em:segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Postado por Unknown
Vinte presos fogem da Casa de Detenção, em Pedrinhas
Eles fugiram por um túnel de aproximadamente 5 metros. Ninguém foi recapturado até o momento.
Foto: Divulgação
Fuga em massa de presos da Cadet.
Vinte presos fogem da Casa de Detenção - o Cadet, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A informação foi repassada por Hamilton Louzeiro, o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap). Ninguém foi recapturado até agora.
A administração da penitenciária tomou conhecimento da existência do túnel de aproximadamente 5 metros na manhã de sábado (7), após receber a informação e revistar as celas. "Aguardamos para fechar o túnel na segunda-feira, porque não temos o recurso lá para fazer isso, seria preciso chamar uma empresa de fora. O local foi isolado e a cela foi soldada, para evitar que os presos tivessem acesso ao túnel", conta.
Mas os detentos serraram a cela em outro local e usaram o túnel para fugir. O final do caminho, embaixo de um muro, tem uma guarita, mas não havia guarda. "É a Polícia Militar que faz a segurança externa, mas normalmente ali fica sem, porque eles alegam baixo efetivo", diz Louzeiro.
Superlotação - Indagado sobre a constante de fugas de presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Louzeiro reconhece o baixo efetivo de agentes e monitores, a superlotação carcerária, como pontos fundamentais. Ele enfatizou, ainda, que a idade dos agentes e monitores, nas faixas de 50 e 60 anos, também é outro fator que contribui. Para ele, esses agentes se sentem acuados, sem saber como lidar com os detentos, na sua maioria jovens, entre 18 e 24 anos, e bastante violentos.
Mais fugas - No mês de agosto, quatro presos conseguiram fugir do bloco C do Presídio São Luís II. Os presos também serraram as grades. No mesmo mês, uma tentativa de fuga em massa foi impedida no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.