Publicado em:domingo, 20 de janeiro de 2013
Postado por Unknown
Quarenta e oito pessoas assassinadas, em São Luís, em 18 dias
Os dados oficiais são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
Na categoria “homicídio doloso” (quando há intenção de matar), a secretaria recebeu do Instituto Médico Legal (IML) o registro de 41 ocorrências nesse período. Destes, 26 foram cometidos por uso de arma de fogo; 12 por arma branca e três por “outros meios” não especificados.
A última vítima de homicídio anotada no IML foi Windson Paulo Soares Duarte, conhecido como Feizão, de 30 anos, morador da Rua Ademar de Barros, no Bairro de Fátima. Ele foi alvejado por volta das 21h de sexta-feira (18) com três tiros, na Rua 48, no bairro Areinha.
O autor dos disparos, segundo informou a polícia, teria sido um homem identificado apenas como Paulo Sérgio, oriundo da Baixada Maranhense, que teria se aproximado em um veículo Siena prata. Populares ainda tentaram, sem sucesso, socorrer a vítima.
Também na noite de sexta-feira, outras duas pessoas foram assassinadas na cidade. A primeira foi Alisson Silva Cabral, de 23 anos, morador da Vila Sarney Filho I, morto na Rua 5, naquela localidade, com seis tiros, disparados por um homem não identificado, que estava em um veículo Golf preto.
A segunda vítima foi Lenylson Chaves Rabelo, de 28 anos, morador do São Raimundo. Este foi morto a facadas por um morador do bairro conhecido apenas como Baixinho, que fugiu. O crime ocorreu na Avenida João Castelo, onde Lenylson ingeria bebida alcoólica em um bar, no Residencial Canaã.
Outras tipificações
Na listagem da SSP, outras mortes são enquadradas nas tipificações de “lesão corporal seguida de morte”, “latrocínio (roubo seguido de morte)”; e “resistência seguida de morte”, que é o confronto com a polícia. Na primeira, duas pessoas foram vítimas.
Gleydson Costa Barbosa, de 27 anos, morador da Rua 6, na Vila Mauro Fecury II, foi executado com nove disparos de arma de fogo, na Rua 7, na noite de quinta-feira (17). Os autores dos tiros, segundo a Polícia Militar, foram cinco homens que estavam em um Ford Fiesta de cor prata.
Ontem (18), a vítima foi Anderson Pinto Araújo, de 25 anos, morador da Avenida Meio Ambiente, no Residencial Canudos (área do bairro Parque Vitória). Ele foi morto com três tiros na Via Coletora, disparados por dois homens que chegaram ao local em um Corsa Classic prata.
Entre as vítimas de homicídios, registrados em janeiro, está o sargento da Polícia Militar do Maranhão, Gilmar Santana Cruz de Azevedo, de 48 anos. O militar foi assassinado com um tiro na cabeça, na noite de terça-feira (15), dentro de um ônibus da empresa Ratrans, no bairro Jardim Tropical II, onde morava. O crime, segundo a polícia, foi praticado por dois homens que estavam em uma moto. Eles teriam se aproximado do coletivo no qual o militar estava sentado do lado da janela e disparado contra ele. Na mesma noite, três suspeitos de participação no crime foram presos e um morreu em confronto com a PM.