Publicado em:quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Postado por Unknown
Lobão recebe 30 prefeitos e garante apoio a municípios
Durante a reunião, o ministro destacou a importância da redução das tarifas de energia.
Lobão destacou para os prefeitos a importância da redução das tarifas de energia elétrica para os orçamentos domésticos e das empresas e para a economia nacional. Ele disse que, desde que chegou ao Ministério, em 2008, ainda no governo de Lula, vem se debruçando sobre estudos para diminuir as contas de luz dos brasileiros. “Agora, concluídos esses estudos, a presidente Dilma teve a coragem de baixar o custo da energia em 20% em média, o que é uma conquista histórica e definitiva para todos”, disse ele.
O ministro garantiu aos prefeitos apoio na execução do Programa Luz Para Todos e lembrou que o Maranhão foi o Estado que, proporcionalmente, mais se beneficiou da iniciativa, ao permitir o acesso gratuito a energia a 1,5 milhão de maranhenses. “Nosso propósito, agora, é atender a todos aqueles povoados aonde o Luz para Todos ainda não chegou”, garantiu.
“O Luz Para Todos é o maior programa social do mundo. Ele foi inicialmente programado para atender a 10 milhões de pessoas, mas atendemos a quase 15 milhões”, comemorou o ministro.
Situação difícil
Em nome dos prefeitos, o deputado Sarney Filho disse: “Todos nós, maranhenses, nos sentimos orgulhosos de sua atuação no Ministério de Minas e Energia”. Os prefeitos, segundo ele, ali estavam para agradecer a atenção que Lobão tem dado ao seu Estado. Afirmou que eles iniciam novos mandatos preocupados com um quadro grave de dificuldades que afetam seus municípios.
“A situação de muitos prefeitos não é fácil”, disse Sarney Filho. Disse que, na maioria, houve queda de receitas e aumento de obrigações e responsabilidades das prefeituras.
O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, falou sobre as prospecções de gás que estão sendo feitas em seu município pela empresa OGX e disse que, em função do número de pessoas que chegam ao município em função do empreendimento, está lidando com problemas como a falta de leitos no hospital municipal e a precariedade das estradas vicinais.