Publicado em:sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Postado por Unknown
No aniversário de Dilma, a Presidência fica com o Sarney
Há 22 anos que o político não comandava o País
José Sarney fica no comando do Brasil até domingo (16) |
Hoje é o aniversário da presidente Dilma Rousseff, que completa 65 anos. Porém, não é ela quem está na Presidência do País. Com a viagem da presidente até domingo (16), quem comanda o Brasil é o atual presidente do Senado, José Sarney.
O parlamentar, que governou o País entre 1985 e 1990, não tem agenda oficial neste período, nem precisará assinar nenhum documento. Com o retorno da presidente ao Brasil, Sarney voltará ao Senado.
A presidente está em viagem oficial desde o último domingo (9), onde passa pela França e pela Rússia. O próximo na linha de sucessão, o vice-presidente Michel Temer, precisou viajar para Lisboa na noite da quarta-feira (12), passando o cargo para o deputado Marco Maia. Este também precisou viajar, passando o cargo para Sarney, o quarto na linha de sucessão.
Caso o senador precise deixar o país neste período, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) é quem assumirá o cargo. Porém, não há nada previsto que possa fazer o ministro Joaquim Barbosa atingir o posto.
Primeira vez
José Sarney assumiu a presidência da República no dia 22 de abril de 1985, depois da morte do primeiro presidente democraticamente eleito após 21 anos de ditadura, Tancredo Neves.
Sarney era o vice e, por isso, ocupou a presidência até março 1990, quando assumiu Fernando Collor de Mello, vencedor das eleições de 1989.
Sarney está em seu quarto mandato como presidente do Senado e essa é a primeira vez que ele ocupa a presidência da República devido à ausência dos outros dois substitutos.