Publicado em:terça-feira, 16 de junho de 2015
Postado por Unknown
São Luís registra mais de 540 crimes contra idosos em cinco meses
Furtos e ameaças lideram crimes sofridos por idosos na capital maranhense. Familiares são os principais agressores, diz Defensoria Pública do estado.
Por G1 MA
Nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados 548 novos casos de maus tratos a idosos na região metropolitana de São Luís, no Maranhão. Caso a média mensal de 100 ocorrências seja mantida, os novos casos deste tipo superarão os do ano passado, quando foi registrado 970 casos de violência contra idosos.
Os abusos mais comuns são agressão física, tortura psicológica, apropriação de bens e abuso financeiro, segundo informou a Defensoria Pública do Maranhão. O centro integrado de apoio e prevenção à violência contra o idoso (CIAPVI) recebe por dia 10 denúncias.
Segundo os dados do CIAPVI, as mulheres ainda são as maiores vitimas e na maioria dos casos, sofrem violência psicológica, sexual e financeira. Já os homens sofrem com o abandono. Ainda de acordo com as informações repassadas, idosos com mais de 76 anos são os principais alvos dos maus-tratos.
Com o objetivo de discutir ações de enfrentamento à violência contra o idoso, uma série de palestras será promovida pela Defensoria Pública do Maranhão para discutir ações para educar as famílias e, só assim, acabar com esse quadro.
Como denunciar
Na maioria das vezes, os idosos são vítimas de crimes cometidos por membros da família, que convivem na mesma casa, como filhos e netos.
Os atos podem ser denunciados pelos números por meio do disque 100 ou ainda na delegacia do idoso, em São Luís, que fica na Praça Gomes de Sousa, 249, Centro. O telefone da delegacia do idoso é o (98) 3221-2119. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 18h.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+