Publicado em:terça-feira, 14 de outubro de 2014
Postado por Unknown

Cade investiga formação de cartel em postos de combustíveis no Maranhão

Segundo o MPE, prática foi registrada na região metropolitana de São Luís. Sindicomb, revendedora, 15 postos e 12 pessoas físicas são investigados.

Por G1 MA

Processo administrativo do Cade investiga 15 postos de combustível (Foto: De Jesus/O Estado)Procedimento do Cade investiga 15 postos de
combustível (Foto: De Jesus/O Estado)
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou, nesta segunda-feira (13), processo administrativo para apurar suposta prática de cartel no mercado de distribuição e revenda de combustíveis na região metropolitana de São Luís, no Maranhão.
Estão sendo investigados o Sindicato dos Revendedores de Combustível do Estado do Maranhão (Sindicomb), a Petrobras Distribuidora, 15 postos de combustíveis da região e 12 pessoas físicas.
O caso teve início em abril, quando o Ministério Público Estadual (MPE-MA) encaminhou ao Cade denúncias sobre a prática, com interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, alémd e de outros indícios.
Na denúncia, o MP aponta que, em 2011, os postos fixavam preços de revenda dos combustíveis a partir de orientações do Sindicomb, que dividiu a cidade em áreas geográficas chamadas de ‘corredores’ e estabeleceu valores a serem cobrados em cada um deles. A prática também teria contado com mecanismos de punição e retaliação aos postos que praticavam preços inferiores aos que haviam sido combinados.
Com a instauração do processo administrativo, os representados serão notificados para apresentar defesa. Ao final da instrução processual, a superintendência opinará pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do Cade, responsável pela decisão final.
Desde maio de 2012, quando passou a vigorar a nova lei de defesa da concorrência, o Cade já condenou nove casos de cartel – dois em Santa Maria (RS), um em Bauru (SP), um em Caxias do Sul (RS), dois em Londrina (PR), dois em Teresina (PI) e um em Manaus (AM), aplicando multas que somam cerca de R$ 150 milhões.
Denúncia
Em setembro de 2012, nove pessoas, a maioria donos de postos de gasolina em São Luís, foram denunciados pelo Ministério Público pela prática de cartel e crime contra a ordem econômica. A denúncia foi apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Ordem Tributária e Econômica da capital nesta segunda-feira (24).

Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook e siga nossa página no Google+

Postado por Unknown às 11:03. Arquivado em

,

0 comentários for "Cade investiga formação de cartel em postos de combustíveis no Maranhão"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares