Publicado em:sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Postado por Unknown
O Maranhão é visto dos pés a cabeça pelas lentes do fotógrafo carioca Geraldo Kosinski
Por Blog do Ned
Santuário de São José de Ribamar/ As piscinas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/ Casarão de azulejos em Guimarães/ Embarcação em Cururupu.
Com muita paixão, determinação e coragem o fotógrafo carioca Geraldo Kosinski está rodando por todo o Maranhão para documentar suas paisagens, culturas, modos e gente.
A sua meta é fotografar os 217 municípios do estado, para, até o final de 2015, finalizar o trabalho já batizado de “Um Maranhão de Cabeça, Tronco e Membros”, que, por sinal, já pode ser apreciado no YouTube, com direito a uma versão em inglês: “A Head, Trunk And Member Maranhão”.
A vida simples das crianças em Santo Amaro/ A poesia e a beleza do rio em Cururupu/ Ladeira do Jacaré em Alcântara/ Paisagem cotidiana em Turiaçu.
O grande obstáculo que o fotógrafo está enfrentando para cumprir sua missão é a falta de apoio de patrocinadores. Conseguiu ajuda apenas de algumas prefeituras, mas aguarda ainda a resposta da Vale, cuja proposta foi enviada há meses, assim como para outras empresas e órgãos públicos.
A natureza espetacular de Viana/ Degraus em pedras de cantaria na Praia Grande em São Luís/ Os casarões do século 18 em Alcântara/ O banho das crianças no Rio Itapecuru.
Este trabalho, segundo ele, é inédito no país. “Nunca foi feito em nenhum estado do Brasil. Nunca ninguém saiu fotografando um estado inteiro como estou fazendo.
Muito menos um estado com as dimensões do Maranhão”, revela.
No momento, Geraldo está fotografando a cidade de Urbano Santos, sempre focado em retratar a vida do povo do Estado do Maranhão, sua cultura e o meio ambiente.
Estação ferroviária de Codó/ Rio Mearim, que, entre outros, banha o município de Arari, onde se observa o fenômeno da Pororoca/ O colorido, a alegria e o sincretismo religioso do Tambor de Crioula em Codó/ A cidade de Alcântara enfeitada para a Festa do Divino, seu mais tradicional evento.
Geraldo Kosinski, que é formado em jornalismo e sempre trabalhou com fotografia, chegou ao estado em 1986, para ser o fotógrafo do projeto “Embarcações do Maranhão”, coordenado pelo engenheiro Luiz Phelipe Andrés.
Depois deste trabalho, continuou fotografando o Maranhão com a ajuda de patrocinadores. Em 1991, voltou para sua terra natal, Rio de Janeiro (RJ), onde ficou trabalhando como fotógrafo até 2013 (veja: www.studiokosinski.com.br), quando fechou seu estúdio, desfez a empresa e veio para o Maranhão, com o objetivo de pegar a mochila, cair na estrada e fotografar todo o estado.
Em tempo: o trabalho completo do fotógrafo pode ser apreciado no seu facebook:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.561380143959419&type=1&l=4d6f2ad8fcMARANHÃO.
Ruínas da Igreja Matriz de São Matias em Alcântara/ O folclore e a cultura bem representadas pelo Bumba Meu Boi Maranhense/ O extenso Rio Munim em Morros/ A simplicidade do bangalô de palha em Viana. (Fotos Geraldo Kosinski)
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook


















