Publicado em:domingo, 10 de agosto de 2014
Postado por Unknown

Chega a 78% o número de crimes com uso de armas de fogo em SL

Nos primeiros seis meses deste ano, dos 432 homicídios registrados, 337 foram cometidos com uso desse tipo de armamento.

Por 

Foto: Flora Dolores
Tonielves Jansen foi mais uma vítima
Os homicídios dolosos por armas de fogo registrados no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de São Luís representam 78% do total das ocorrências dessa natureza. Na maioria das vezes, esses casos são facilitados por causa do acesso que os criminosos, principais responsáveis por esses homicídios, têm a esse tipo de arma, que deveriam ser utilizadas para garantir a segurança da população.
Conforme mostram os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), de janeiro a junho deste ano, foram registrados 432 homicídios nos municípios da Região Metropolitana (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e, desse total, 337, ou seja, 78%, foram cometidos por armas de fogo. O restante dos crimes foi cometido por armas brancas, como facas, chuços, entre outras, e também existem aqueles que foram cometidos por outros meios.
Arsenal – A quantidade de mortes cometidas por armas de fogo nos primeiros seis meses do ano é um reflexo do arsenal que está em poder dos criminosos para fazer frente às forças de segurança pública e cometer os delitos.
Em diversas operações realizadas esse ano pelas polícias Civil e Militar na capital maranhense e também nos outros municípios da ilha, foram apreendidos armamentos e munições de uso restrito e exclusivo das forças de segurança. Apesar disso, ainda é grande a quantidade de armas de fogo em poder dos criminosos.
Violência – Em 10 anos, a quantidade de óbitos por arma de fogo aumentou 344,6% no Maranhão conforme mostram os dados do Mapa da Violência 2013 divulgados recentemente. Os números foram contabilizados com base nas estatísticas disponíveis no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e com as informações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dados fazem referência ao intervalo compreendido entre os anos de 2000 e 2010. Conforme mostram os dados da publicação, no ano de 2000 foram registrados 204 óbitos por arma de fogo em todo o estado e 10 anos depois subiu para 907.
Ainda de acordo com o Mapa da Violência, na Região Nordeste, o Maranhão foi que apresentou a maior elevação no índice de óbitos por esse tipo de armas. Além disso, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba mostram taxas de crescimento de mais de 200%, isto é, mais que triplicando a quantidade de vítimas nos últimos 10 anos. O único estado da região a evidenciar queda nos números foi Pernambuco, com um saldo negativo de 27,8%.

Esse mês, 14 homicídios foram cometidos a tiros

Os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) revelam que este mês, dos 19 homicídios dolosos registrados na Região Metropolitana, 14 foram cometidos por armas de fogo e o restante por armas brancas (três casos) e outros meios (dois casos).
O último assassinato com arma de fogo aconteceu na quarta-feira, dia 16, no bairro do Residencial Paraíso, em São Luís. A vítima foi identificada como Jenielson Ramos Braga, de 21 anos, alvejado por tiros disparados por dois homens identificados como Marisco e Rarilson. Após o homicídio, os responsáveis pelo delito fugiram.
Um assassinato foi registrado na madrugada de ontem, por volta das 3h30, na Rua do Passeio, no centro de São Luís. A vítima, identificada como Josenilson Ferreira Pereira, de 19 anos, foi assassinada a golpes de faca e pedradas. Três pessoas foram presas e autuadas em flagrante, no Plantão Central da Beira-Mar, por suspeita de participação no crime: Anderson Rodrigo Silva da Costa, de 30 anos, Vinícius França da Silva, de 24 anos, e Leonardo de Jesus Silva, de 25 anos.
Esse ano, conforme mostram os dados da SSP, foram registrados 521 homicídios na Região Metropolitana de São Luís. O ano passado terminou com o registro de 807 crimes dessa natureza. Em 2012, foram registrados 635 homicídios e, em 2011, contabilizados 519 homicídios dolosos.

Números

78% é o índice de homicídios por arma de fogo registrados no primeiro semestre na Região Metropolitana de São Luís.
432 foi a quantidade de homicídios dolosos registrados no rimeiro semestre deste ano da Grande São Luís.
337 foi o número de vítimas de armas de fogo nos primeiros seis meses deste ano na ilha.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook

Postado por Unknown às 11:28. Arquivado em

,

0 comentários for "Chega a 78% o número de crimes com uso de armas de fogo em SL"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares