Publicado em:terça-feira, 15 de abril de 2014
Postado por Unknown
Mais um preso é morto no Sistema Prisional do Maranhão
Morte foi registrada na noite dessa segunda-feira (14), desta vez no Centro de Detenção Provisória (CDP), em São Luís.
Biné Morais / O Estado (arquivo)
Mais um preso foi morto no Sistema Prisional do Maranhão, desta vez no Centro de Detenção Provisória (CDP), em São Luís. O caso foi registrado na noite dessa segunda-feira (14).
André Valber Mendes, de 26 anos de idade, condenado a 26 anos por assalto – Art. 157 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40) –, havia chegado ontem à unidade prisional. O detento foi encontrado com sinais de enforcamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Ouça esse e outros destaques policiais no boletim do repórter Marcial Lima para a Rádio Mirante AM:
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, já investiga a morte do interno.
De sábado (12) até hoje, é a terceira morte já registrada no Sistema Prisional do Estado. Em todo o Estado, segundo informações obtidas pelo Imirante.com com a Sejap, foram 11 mortes de detentos neste ano. Do total, três mortes aconteceram em unidades prisionais no interior do Maranhão, e oito na Região Metropolitana de São Luís, sendo sete no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e um na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil.
Crise e situação de emergência
Ontem, a Sejap pediu a prorrogação do prazo da situação de emergência no Sistema Carcerário. Segundo a Secretaria, apesar das medidas tomadas nos últimos seis meses, vários problemas ainda precisam ser solucionados. No dia 21 de março, há quase um mês, a Sejap solicitou ao governo do Estado que estendesse, por mais 180 dias, o prazo para a reformulação do Sistema Carcerário. A situação de emergência foi decretada em outubro de 2013, quando 60 detentos foram assassinados.
Com o decreto da situação de emergência, a Secretaria esperava ampliar e construir nove unidades prisionais no maranhão, além de reaparelhar o sistema.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook