Publicado em:domingo, 12 de janeiro de 2014
Postado por Unknown

Papa vai nomear arcebispo brasileiro, dom Orani, cardeal

O papa Francisco anunciou, neste domingo (12), a nomeação de 19 novos cardeais.

O papa Francisco anunciou a nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. O anúncio foi feito neste domingo (12), durante a oração do Angelus, no Vaticano.
Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, saúda o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Foto: Divulgação/GloboNews.
A cerimônia oficial de nomeação está marcada para o dia 22 de fevereiro.
Os eleitos vão compor o chamado "grupo de elite" do papa, considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica. Os cardeais têm a função de auxiliar o papa em suas decisões. Eles poderão participar da escolha do próximo papa após a morte ou renúncia de Francisco. Dezesseis dos 19 nomeados têm menos de 80 anos.
Serão nomeados:
América Latina: Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil); Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina); Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile); Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti); e Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).
Serão nomeados, também, quatro italianos, um alemão, um britânico, um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).
Com as novas nomeações, o número de cardeais eleitores passa para 122, superando o máximo de 120 que participam de um conclave, porém, 10 cardeais completam 80 anos em 2014.
O conclave que elegeu Francisco, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais europeus, 19 latino-americanos, 11 africanos e 10 asiáticos.
Dom Orani
Dom Orani João Tempesta tem 63 anos, e é Arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009. É considerado tímido e com grande capacidade de conciliação.
Filho caçula dos Tempesta, família com nove filhos descendente de italianos e católica fervorosa, o religioso nasceu em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 1950.
Segundo familiares e amigos de dom Orani, a forma serena como conduziu a Jornada Mundial da Juventude pode ter influenciado o papa Francisco na escolha dele como cardeal, uma cargo que só fica abaixo do próprio papa.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook.

Postado por Unknown às 15:53. Arquivado em

,

0 comentários for "Papa vai nomear arcebispo brasileiro, dom Orani, cardeal"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares