Publicado em:sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Postado por Unknown
"Bem-vindo à Idade Média", destaca The Economist sobre Pedrinhas
Reprodução
A revista britânica The Economist publicou, nessa quinta-feira (16), reportagem em que aborda as condições precárias das penitenciárias brasileiras, em especial o caso do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. "Prisões no Brasil: bem-vindo à Idade Média" é o título do artigo.
O texto destaca a decapitação de três presos no conjunto de presídios, citanto números da superlotação das prisões brasileiras, gargalos, dificuldades da Justiça e ações das facções criminosas. "A falta de assistência jurídica aos presos ajuda a explicar os gargalos. A maioria dos presos não podem pagar um advogado e defensores públicos são escassos. O governo federal se comprometeu a enviar uma força-tarefa de advogados para cortar o problema do acúmulo de casos no Maranhão. Não está claro como isso vai ajudar a prisões em outros lugares", destaca a reportagem.
Ontem, no primeiro dia de mutirão carcerário, um total de 69 processos analisados pela força-tarefa que reúne integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública. Na primeira fase do mutirão, mais de mil processos de presos provisórios da Região Metropolitana de São Luís devem ser analisados.
Para ler mais notícias do Blog do Paulo Silva, clique em paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br. Também curta nossa página no Facebook.