Publicado em:domingo, 24 de março de 2013
Postado por Unknown
Sport vence São José e garante vaga na final da LBF
Pela primeira vez na história do torneio, uma equipe do Nordeste se garante na decisão.
O invicto Sport Recife garantiu classificação à decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 ao derrotar o São José/Colinas Shopping, na manhã deste sábado (23 de março), por 73 a 63 (34 a 33 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), válido pela segunda rodada da série melhor de três do playoff – semifinal. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
O primeiro quarto foi bastante movimentado, com a equipe da casa, apoiada pelos torcedores que compareceram em excelente número, melhor e abrindo vantagem, porém a equipe visitante foi melhorando gradativamente e igualou as ações na parte final (15 a 13). Nos dez minutos seguintes, o jogo seguiu o mesmo panorama, com a agremiação pernambucana começando em ritmo forte e o time paulista igualando as ações na parte final do período (19 a 20), com destaques para Erika de Souza e a norte-americana Alex, pelo time da casa, Patty Teixeira e Tatiane Nascimento, em favor do visitante.
Na volta do intervalo, os dois times lutaram bastante pelo resultado e o jogo cresceu ainda mais em emoção. O Sport Recife seguiu trabalhando com a pivô Erika, que teve um aproveitamento muito bom no período, além de algumas boas jogadas da armadora Adrianinha Moisés e da ala Palmira Marçal. No São José, destaque para as bolas de longa distância, através dos arremessos das alas Patty Teixeira e Izabela de Andrade, além do bom trabalho coletivo no setor ofensivo, comandado pela armadora Cris de Carvalho (21 a 20).
Nos dez minutos finais, valeu a maior rotatividade do time pernambucano, que soube aproveitar o desgaste do adversário para abrir vantagem e garantir a vitória. Os torcedores, que mais uma vez lotaram as dependências do ginásio, vibraram bastante com a classificação para a decisão.
Os principais nomes da partida foram Erika de Souza (24 pontos, 14 rebotes e 01 assistência – double-double), Adrianinha Moisés (14 pontos, 09 rebotes e 05 assistências), Palmira Marçal (14 pontos) e a norte-americana Alex (10 pontos e 10 rebotes – double-double), pelo time de Recife; Patty Teixeira (17 pontos, 04 rebotes e 01 assistência), Izabela da Andrade (14 pontos), Tatiane Nascimento (10 pontos e 05 rebotes) e Cris de Carvalho (07 pontos), em favor da agremiação de São José dos Campos.
“Quero parabenizar a minha equipe, comissão técnica e torcedores, já que tínhamos o objetivo de chegar a grande final e conseguimos. O São José valorizou bastante a nossa classificação, já que fez dois grandes jogos, em especial neste segundo”, comenta a armadora Adrianinha, do time pernambucano.
“Estou trabalhando forte, fazendo de tudo pela equipe do Sport Recife para, ao lado das minhas companheiras, buscar este título inédito para o time”, acrescenta a pivô Erika, também do Sport.
Já o técnico Carlos Lima, o Carlinhos, do São José/Colinas Shopping, destacou o desempenho da equipe, que atingiu o objetivo de ficar entre os quatro primeiros colocados. “Fizemos dois jogos muito bons contra o Sport e chegamos ao nosso objetivo, que era chegar à semifinal. Além disso, revelamos algumas jogadoras jovens, que serão importantes para o futuro do basquete feminino brasileiro”, comenta.
Na decisão, o Sport Recife vai encarar o ganhador da outra série semifinal, entre Americana e Maranhão Basquete, que está sendo liderada pelo representante paulista, que é o atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF).