Publicado em:quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Postado por Unknown
Iziane é a maior cestinha da temporada regular da LBF
A maranhense lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking de melhores pontuadoras.
A maranhense Iziane Castro, pelo segundo ano consecutivo, foi a maior cestinha da temporada regular na Liga de Basquete Feminino (LBF). Com 112 pontos anotados nas seis partidas que realizou, a camisa 8 do Maranhão Basquete foi a melhor pontuadora entre todas as atletas que disputam a competição, tendo a média de 18,6 pontos. Na temporada de 2011/2012, Iziane terminou a primeira fase com 26,2 pontos de média, liderando com sobras o ranking de cestinhas.
Entre as dez maiores cestinhas, outro destaque do Maranhão Basquete: a ala-pivô Damiris teve média de 13,3 pontos por jogo e terminou a fase de classificação como décima maior pontuadora, em média.
Equipe se destaca nas listas de cada fundamento
Não foi só entre as cestinhas que o MA Basquete teve destaques. Nos rebotes, por muito pouco o Maranhão Basquete não teve uma atleta como a melhor neste fundamento. A pivô Kelly liderou o ranking em boa parte da temporada e terminou com média de 10,8 rebotes por jogo, mas foi superada na última rodada pela pivô Érika, do Sport Recife, que terminou a primeira fase com um rebote a mais e média de 11 por partida. Além de Kelly, outras duas jogadoras do MA Basquete entraram na lista das dez melhores neste item: Damiris, com média de 10,5, terminou em terceiro lugar, e Iziane, que foi a oitava melhor reboteira, com média de 7,6.
O Maranhão Basquete também emplacou três atletas na lista das dez melhores em assistências. A ala Patrícia Chuca foi a melhor jogadora do time neste fundamento e ficou em sexto lugar no geral, com média de 3,1 assistências por jogo. Iziane e a armadora Bethânia empataram na sétima posição do ranking, com média de três assistências por partida.
No quesito eficiência, que é a soma dos acertos (pontos, rebotes, assistências, roubadas de bola e tocos) e desconto dos erros (arremessos errados + bolas perdidas), Damiris ocupa a segunda posição da LBF, com média de 19,8 de eficiência por partida. Iziane ocupa a nona posição, com 13,3.






Iziane (camisa 8), com média de 18,6 pontos, foi a melhor pontuadora da primeira fase da LBF. (Foto: Biaman Prado / Divulgação / MB)






