Publicado em:sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Postado por Unknown

Joaquim Barbosa nega pedido de prisão para condenados no mensalão

Relator não viu motivos para prender culpados antes dos recursos


Com recesso do STF, Barbosa teve que decidir sozinho a questão
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, negou o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) de mandar todos os condenados no julgamento para cadeia imediatamente. Barbosa não encontrou motivos para determinar a prisão imediata dos culpados, antes de o Supremo analisar os recursos que serão apresentados pela defesa.
Na decisão, o ministro lembra que o Supremo recolheu os passaportes dos condenados, o que reduz a possibilidade de fuga. Segundo Barbosa, "já foi determinada a proibição de os condenados se ausentarem do País, sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal, bem como a comunicação dessa determinação às autoridades encarregadas de fiscalizar as saídas do território nacional".
Além disso, Joaquim Barbosa lembrou que os condenados responderam todo o processo em liberdade e considerou que não é possível deduzir que os recursos apresentados pelos advogados terão como objetivo somente atrasar a cumprimento da pena. O relator do mensalão entendeu que "é necessário examinar a quantidade e o teor dos recursos a serem eventualmente interpostos para concluir-se pelo caráter protelatório ou não".
Dessa forma, os condenados no mensalão devem ir para cadeia somente depois de publicado o resultado do processo e julgado todos os recursos. A estimativa dos advogados é que todo esse processo leve pelo menos mais um ano, o que garantiria a liberdade dos culpados até o fim de 2013.
O pedido de prisão imediata foi feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele apresentou a petição na quarta-feira (19), depois que a última sessão do ano no STF havia sido encerrada. Com isso, a decisão sobre a solicitação coube ao relator do mensalão, que definiu a questão sozinho, durante o seu plantão.

Postado por Unknown às 15:07. Arquivado em ,

,

0 comentários for "Joaquim Barbosa nega pedido de prisão para condenados no mensalão"

Deixe uma resposta

Leia Este Blog Em Outros Idiomas

Visitantes

Seguidores

TEMPO AGORA

TÁ NA REDE

Postagens populares